É já a 16 de Julho que se irá realizar a Oficina de Escrita TKNT em Mortágua.

Será dinamizada pelo multitalentoso Nuno F. Santos, coordenador geral e fundador da TKNT (Televisão K Não é Televisão) – WEB TV /Webzine e Produtora de Ideias.

Licenciado em Jornalismo, iniciou a sua carreira jornalística há quase 20 anos, tendo se especializado em escrita para televisão em 1997, na Universidad Pontifícia de Salamanca. Começa no jornal «O Primeiro de Janeiro» e chega a sub editor do semanário SE7E e do suplemento das Artes, das Letras) assina artigos em simultâneo de investigação – sob pseudónimo – para a Grande Reportagem, Tal & Qual ou Faro de Vigo.

Recebeu em 2012 o Prémio Escritaria Carreira 2012 pelo conjunto de trabalhos como jornalista no magazine televisivo cultural «Câmara Clara» – escreveu e foi responsável por cerca de 500 peças do programa, desde o primeiro episódio do formato diário até ao último – da RTP 2 e volta a ser distinguido um ano depois com o Prémio de Melhor Guião no Festival de Cinema de Avanca pelo Documentário «Fios do Tempo».

Para além do seu trabalho jornalístico no programa cultural da RTP2 «Câmara Clara» (entre 2009 e 2012) destacamos também:

  • Realizador e argumentista dos documentários «Vale Utopia» (2014) e «Entre Dois Rios e Outras Noites» (2013). O primeiro, numa encomenda sobre os 10 anos de existência da rede de Teatro Comédias do Minho. O segundo, filme sobre a vida e obra da poeta Ana Luísa Amaral.
  • Guionista, produtor e copywriter de um conjunto de trabalhos de Publicidade.
  • Cronista do jornal digital Porto 24.
  • Locução a dezenas de encomendas e centenas de peças de reportagem vídeo, onde assina sempre os textos, destacando também a voz de cinema documental.
  • Textos para catálogos, reportagens para todos os meios como freelancer. Pela periodicidade, algum destaque para o portal Educare.pt, da Porto Editora, ou para o site Rua de Baixo.
  • Faz regularmente sinopses e críticas específicas para eventos e artistas de arte contemporânea e escreve textos sobre as obras de fotógrafos ou outros colectivos de criação artística, a convite dos próprios, para que possam figurar em trabalhos a apresentar em exposições futuras. Recentemente escreveu para Estelle Valente ou Paulo Pimenta (ambos premiados nacional e internacionalmente).
  • Assessoria de imprensa entre 2006 e 2009 na Federação Nacional da Educação (FNE), fazendo a ponte entre a política e a informação aos jornalistas – nomeadamente no que toca a uma série de negociações fundamentais com o ministério liderado por Maria de Lurdes Rodrigues.
  • Escreveu a peça de Teatro «Os Condenados» para a revista Águas Furtadas. Em 2015 desenvolveu monólogos sobre a condição feminina. Monólogos trabalhados em palco e em oficinas com colectivo de actrizes em São Paulo. Serão estreados em Portugal em 2017.
  • Pseudónimo… Cash para cantor e co-criador em projectos musicais de onde se destaca a digressão de «Só», tributo ao álbum de Jorge Palma com o mesmo nome, apenas interpretado em saxofone e voz. Intérprete de canções em peças de teatro, compositor de músicas e letras, não excluindo público infantil. Prova disso são as composições para CD «Azul a Sonhar», Banda Sonora da Exposição Comunicação & Comunicações, do Museu dos Transportes, onde foi animador cultural e monitor do Serviço Educativo. Mais tarde executa as mesmas funções no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
  • Dinamizador das Oficinas de Escrita TKNT, onde partilha o seu conhecimento sempre de um modo diferenciado, proporcionando as melhores experiências a quem as frequenta (acompanhem aqui).

Serão sete horas de partilha de conhecimento e experiências, num evento único na região.

É Imperdível! Inscrições para geral@lagodeideias.com.

Mais informações aqui.

Leave a Comment