Blogue – Últimas Notícias

O que são Instagram Bots

(e o que nós pensamos deles)

Quem tem perfil no Instagram (seja pessoal ou empresarial) já se deparou certamente com alguma página que lhes promete o aumento “real” e “orgânico” de seguidores, comentários e gostos, em troca de algum valor. E já foi certamente seguido e comentado por perfis de pessoas ou organizações que nunca pensou que acontecesse e, na altura, até achou algo estranho. E também já deve ter reparado que, de vez em quando, há perfis que o seguem e 2 ou 3 dias depois o deixam de seguir.

Todos nós, ao aderir às Redes Sociais como forma de aumentar a visibilidade do nosso negócio/marca, temos como objectivo o aumento do número de seguidores e interacções com a(s) nossa(s) página(s). A verdade é que ter um aumento hiperbólico de seguidores ao ponto de nós ou a nossa marca nos tornarmos uma espécie de “celebridade” instantânea do Instagram é possível, nomeadamente através do uso dos Instagram Bots.

A Automatização do Instagram ou Instagram Bots, são aplicações desenhadas para gostar e comentar publicações do Instagram e seguir perfis de outros, como se fossemos nós próprios, de uma forma automática, gerando aumento de tráfego, interacção e seguidores. Tudo isto, apenas definindo os nossos parâmetros e deixando correr a aplicação, supostamente poupando tempo precioso nas nossas tarefas diárias de administração de Redes Sociais. Estas aplicações funcionam como pequenos robôs (bots – diminuitivo de robots), que pesquisam e interagem segundo o que é definido. Entre outras funções, pode-se definir quais as hashtags que se quer ver percorridas e o nosso pequeno bot acede a todas as publicações feitas com aquela(s) etiqueta(s) e interage segundo as suas definições (gostar e/ou comentar).

No mundo das Redes Sociais, onde a interacção é a palavra de ordem, a existência destes robôs parece ser o “milagre” da poupança de tempo. Mas para nós os milagres são território da religião e nos negócios tudo o que parece demasiado bom para ser real, normalmente não é real.

Se por um lado se aumenta, sem grande esforço, o número de seguidores e interacções (gostos/comentários) com a nossa página, por outro lado está-se a criar uma relação falsa com o nosso público. Por muito que se parametrize, a verdade é que (para já) uma aplicação informática não consegue substituir totalmente a sensibilidade e a visão de um ser humano. E se nós estamos em busca da comunicação directa com o nosso público e se queremos que as pessoas interajam com o nosso negócio, porque iríamos usar um robô para o fazer?

Ao usar estes Instagram Bots estamos a subverter um dos principais objectivos do uso das Redes Sociais pelos Negócios e Marcas, que é o acesso à interacção directa com pessoas reais que poderão vir a ser nossos potenciais clientes e a leitura, muitas vezes em tempo real, da sua reacção ao que lhes estamos a oferecer.

O tão amado engagement, aquilo que todos os Gestores de Redes Sociais, Produtores de Conteúdos, Social Media Marketeers, Directores de Comunicação e Marketing (entre outros profissionais da área…) tanto querem e desejam, fica assim defraudado. Pois se eu como profissional usar estas aplicações, quem é que me diz que os perfis que interagem com a minha página também não o usam? E se todos usarem esta automatização, a vantagem do uso das Redes Sociais como ferramenta de Comunicação Empresarial anula-se a ela própria. Todo o nosso trabalho de construção de uma plataforma de interacção real e directa com os nossos clientes arrisca-se a perder-se.

E sim, supostamente ganhamos tempo, mas perdemos oportunidades. Pois enquanto não estamos a interagir realmente com a comunidade daquela Rede Social, estamos a perder conhecimento acerca da nossa concorrência, não estamos a ler comportamentos dos nossos potenciais clientes e até podemos perder hipóteses de parcerias com negócios/marcas que nos beneficiariam.

No Lago de Ideias não somos fãs de atalhos. Acreditamos que para se construir uma boa comunicação nas Redes Sociais que seja representativa do seu negócio e que chegue aos seus verdadeiros potenciais clientes, tem que se definir estratégias reais, personalizadas e que gerem resultados verdadeiros.

E se quer saber como construir um aumento real da interacção dos seus potenciais clientes com a sua marca nas Redes Sociais, contacte-nos. Temos vários serviços que o podem ajudar:

  • Definição de Estratégias de Comunicação Digital nas Redes Sociais;

  • Gestão de Páginas de Redes Sociais;

  • Produção de Conteúdos Digitais;

  • Definição de Público-Alvo e Criação de Estratégicas de Apelo à Acção;

Marque a sua reunião hoje mesmo: geral@lagodeideias.com ou 932 206 477

Workshop: Instagram para Negócios

Depois da bem sucedida visita à cidade de Viseu, voltamos a Mortágua para apresentar mais um dos nossos Workshops inovadores! O Instagram é uma das principais aplicações utilizadas pelos portugueses, logo é um dos canais de excelência para divulgar a sua Marca. Venha aprender como usar o Instagram para Impulsionar o seu Negócio, num ambiente descontraído e com informações orientadas para micro e pequenos negócios.

Estes são alguns dos tópicos que iremos abordar:
* Ferramentas da aplicação;
* Análises Estatísticas;
* Uso correcto de hashtags;
* Instagram Stories;
* Entre outros…

WORKSHOPINSTAGRAM_lagodeideias.com

Data de Realização: 21 de Outubro – Sábado às 14h30m

Destinatários: Empresários de Micro ou Pequenas Empresas, Artesãos, Comerciantes, Profissionais Liberais.

Duração: 3h – com intervalo

Localização: Galeria 7 – Sala de Chá em Mortágua

Preço: 15€ por participante

Nº de Vagas: 10 participantes

»»» Nº Mínimo para realização do Workshop: 3 participantes «««

Inscrições: Envie um email para geral@lagodeideias.com para fazer a inscrição (com nome, localidade e telefone de contacto) e receberá de volta um email com todas as informações para pagamento e a confirmação da pré-inscrição no workshop. Pode ainda preencher a ficha de inscrição abaixo. Qualquer dúvida ou outra informação pode contactar-nos através do telemóvel 932 206 477.

ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO: 19 DE OUTUBRO!
(Nota: as inscrições só serão validadas mediante comprovativo de pagamento)

Para mais informações, contacte-nos.

Faça já a sua pré-inscrição e reserve o seu lugar. As inscrições são limitadas!

Lago de Ideias em Viseu – Redes Sociais para Negócios

Voltámos à estrada para partilhar com os empresários empreendedores de Viseu, os nossos conhecimentos técnicos sobre como aproveitar as Redes Sociais para impulsionar micro e pequenos negócios. Porque negar o online já não é uma opção para quem quer ter SUCESSO, vamos até à cidade de Viriato partilhar conhecimentos, experiências e exemplos de quem já usa as Redes Sociais e VENCE. Se quer saber como usar este canal de comunicação direto para se ligar aos seus clientes, venha daí e inscreva-se no nosso Workshop.

As redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia e contêm oportunidades de negócio 24 horas por dia, todos os dias.

Venha aprender de uma forma descontraída e simples como pode aumentar a visibilidade do seu negócio e como chegar a um maior número de potenciais clientes, sem sair da sua secretária.

As acções que trazem clientes e as que os afastam, quais as Redes Sociais adequadas a cada área de negócio, que Redes são mais usadas por cada faixa etária, como aumentar o alcance da sua página (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc…) são algumas das preciosas informações que irá adquirir neste Workshop.

Reserve já o seu lugar e garanta que não fica na cauda do sucesso digital!

Data: 14 de Outubro de 2017 | Início: 14h30

Destinatários: Empresários de Micro ou Pequenas Empresas, Artesãos, Comerciantes, Profissionais Liberais que queiram aprender a dinamizar as suas redes sociais.

Duração: 3h30m – com intervalo.

Localização: 4now formação – Viseu

Preço Especial:  15 Euros

Inscrições: Envie um email para geral@lagodeideias.com para fazer a inscrição (com nome, localidade e telefone de contacto) e receberá de volta um email com todas as informações para pagamento e a confirmação da pré-inscrição no workshop. Pode ainda contactar-nos através do telemóvel 932 206 477.

(Nota: as inscrições só serão validadas mediante comprovativo de pagamento)

Para mais informações, contacte-nos.

Faça já a sua pré-inscrição e reserve o seu lugar. As inscrições são limitadas.

|| NOVO SERVIÇO || Design Gráfico

Porque queremos sempre as melhores soluções de comunicação para os nossos clientes e queremos ter sempre disponível o melhor serviço profissional de Comunicação Empresarial, temos um novo serviço disponível para a sua empresa.

| AGORA DISPONÍVEL!!! – DESIGN GRÁFICO, EDITORIAL E PROFISSIONAL |

Para acrescentar Valor ao seu negócio e para Comunicar claramente com os seus públicos, temos uma oferta completa de Comunicação aliada ao Design, tanto online como offline. Agora já não tem desculpas para não ficar na memória dos seus clientes.

→ Contacte-nos ainda hoje, estamos disponíveis para trabalhar para o seu negócio.

A Influência das Redes Sociais No Sucesso dos Micro/Pequenos Negócios

Não vale a pena negar que as Redes Sociais têm cada vez mais  influência no sucesso de um negócio ou marca, seja qual for o seu tamanho. E se o negócio for direccionado para o consumidor final, esta influência é ainda maior.

A verdade é que TODOS somos consumidores de Redes Sociais e a importância que estas têm nas nossas escolhas é cada vez mais notória. Quem nunca comprou um artigo, foi a um restaurante, viu um espectáculo, visitou um site/blogue ou ainda concorreu a um qualquer passatempo depois de ter visto uma publicação (seja da marca ou partilha de um amigo) no Facebook, Instagram, LinkedIn ou outra Rede Social?

Pois, é disto mesmo que falamos. E se é tão fácil sermos influenciados pelas Redes Sociais nas nossas escolhas, porque não usar as Redes Sociais no nosso próprio negócio?

Mas apesar de esta ferramenta estar disponível para uso de todos os negócios, ainda existem várias ideias erradas sobre o aproveitamento que Micro/Pequenos Negócios Locais podem fazer das várias Redes Sociais em prol do seu sucesso empresarial:

1 – COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS É SÓ PARA GRANDES MARCAS

Errado. A beleza de se usar as Redes Sociais quando se é um Micro/Pequenos Empresário, é que se tem acesso às mesmas ferramentas e oportunidades que qualquer grande empresa tem. Pode-se ter um orçamento menor, mas as ferramentas e o acesso a elas é exactamente igual.
As Redes Sociais podem (e devem) ser usadas como uma outra forma de nos aproximarmos do nosso público-alvo, seja como uma plataforma de divulgação e lançamento de produtos/serviços, como um modo de interacção com a comunidade onde se está inserido, como um local de partilha de informação e esclarecimento de dúvidas ou questões ou como um instrumento de apoio ao cliente.
E as experiências vindas da Gestão de Páginas de Redes Sociais dos nossos clientes (pequenos negócios locais), diz isso mesmo: há um aumento efectivo tanto nos resultados das vendas como no número de clientes alcançado e estes resultados acabam por ser melhores e mais imediatos do que qualquer outro tipo de Acção de Comunicação mais tradicional. E porquê?
Porque a proximidade local aumenta ainda mais. Entramos directamente na casa, local de trabalho ou lazer de cada pessoa.

Basta usar estas ferramentas da forma mais correcta.

2 – AS REDES SOCIAIS SÃO PARA PASSAR TEMPO E RELAXAR NAS HORAS VAGAS.

Aqui é um grande NÃO!
Se formos um Micro/Pequenos Empresário e não considerarmos o uso das nossas Redes Sociais pessoais como instrumento de trabalho para fazer aumentar o nosso negócio e conseguir uma maior notoriedade a nível de competência profissional, estamos a deixar passar uma oportunidade fantástica (e gratuita) de ter sucesso.
Todos os empreendedores sabem que qualquer oportunidade é boa para se fazer negócio. Então porquê perder esta?
Nos nossos Workshops de Redes Sociais para Negócios, ajudamos os empresários a utilizar estas ferramentas da forma mais eficaz.
A verdade é que a nível local, não basta ter uma página de Facebook activa da nossa empresa ou marca. Há que também trabalhá-la através do nosso perfil pessoal, seja a nível da partilha de publicações, interacção das nossas conexões com o nosso negócio, partilha e divulgação em grupos e comunidades específicas e outras acções que permitam aumentar o alcance da nossa página, aproveitando a existência dessa ligação já familiar.

3 – AS REDES SOCIAIS SÓ INFLUENCIAM MILLENNIALS

Esta é mais uma ideia errada que muitos empresários ainda têm, principalmente quando falamos de Micro/Pequenos Negócios Locais. Neste momento, a grande maioria das pessoas, de todas as idades, condições sociais, tipos de rendimento e escolaridade, são utilizadores assíduos de Redes Sociais: o Facebook continuando a liderar o top de utilizadores, o Instagram mais usado pela faixa entre os 25 e 35 anos e Snapchat mais popular entre os mais jovens (com um aumento também da utilização do Twitter por parte das camadas etárias abaixo dos 25 anos).
Sim, poderá haver alguma maior apetência das gerações desde a millennium para baixo em utilizar as Redes Sociais como veiculo de comunicação a nível social. Mas o que se nota cada vez mais no consumo das faixas etárias mais velhas, é que este é muito influenciado por aquilo é publicado nas Redes Sociais, seja por partilha de amigos ou por publicações nas páginas de empresas ou marcas.
Como cada vez mais pessoas, de todas as idades, vivem a sua vida social nos ecrãs dos tablets, smartphones e PC’s, porquê deixar escapar esta oportunidade de interagir directamente com elas e trazê-las como clientes para o próprio negócio?

E se ainda acha que as Redes Sociais não são um veiculo de excelência para promover o seu negócio, pense novamente e contacte-nos ainda hoje. Iremos ajudar a levar o seu negócio ao maior número de potenciais clientes possível.

Novo Serviço: Workshops Particulares

Temos disponível um novo serviço para os micro/pequenos empresários que queiram estar sempre à frente da sua concorrência, mas que não tenham tempo a perder!

| Workshops Particulares – à medida do seu horário, das suas necessidades de conhecimento, no seu próprio local de trabalho.

No formato de 2 horas por sessão, aprenda ao seu ritmo, no seu local de trabalho, com o conteúdo programático ajustado aos seus conhecimentos prévios.

Estas são algumas das áreas que temos disponíveis;

| Facebook para Negócios;

| Instagram para Negócios;

| Pinterest para Negócios;

| LinkedIn para Negócios;

| Atendimento Profissional no Comércio Local;

| Gestão de Reclamações de Clientes;

Contacte-nos e peça mais informações.

Novos Workshops

Depois do sucesso do Workshop de Redes Sociais para Pequenos Negócios em Mortágua, o Workshop mais inovador da época ruma a Santa Comba Dão.

Este evento formativo foi desenhado especialmente para responder às necessidades dos micro/pequenos empresários, que queiram usar as redes sociais como meio de expansão do seu negócio. Não perca a oportunidade de ver respondidas as suas questões sobre as redes sociais e o seu negócio.

Inscreva-se já, as vagas são limitadas!

Mais informações: http://lagodeideias.com/workshop-de-redes-sociais-para-pequenos-negocios/

Acompanhe todas as novidades aqui:

 

 

Guardar

Guardar

Oficina de Escrita TKNT – Novas informações

É já a 16 de Julho que se irá realizar a Oficina de Escrita TKNT em Mortágua.

Será dinamizada pelo multitalentoso Nuno F. Santos, coordenador geral e fundador da TKNT (Televisão K Não é Televisão) – WEB TV /Webzine e Produtora de Ideias.

Licenciado em Jornalismo, iniciou a sua carreira jornalística há quase 20 anos, tendo se especializado em escrita para televisão em 1997, na Universidad Pontifícia de Salamanca. Começa no jornal «O Primeiro de Janeiro» e chega a sub editor do semanário SE7E e do suplemento das Artes, das Letras) assina artigos em simultâneo de investigação – sob pseudónimo – para a Grande Reportagem, Tal & Qual ou Faro de Vigo.

Recebeu em 2012 o Prémio Escritaria Carreira 2012 pelo conjunto de trabalhos como jornalista no magazine televisivo cultural «Câmara Clara» – escreveu e foi responsável por cerca de 500 peças do programa, desde o primeiro episódio do formato diário até ao último – da RTP 2 e volta a ser distinguido um ano depois com o Prémio de Melhor Guião no Festival de Cinema de Avanca pelo Documentário «Fios do Tempo».

Para além do seu trabalho jornalístico no programa cultural da RTP2 «Câmara Clara» (entre 2009 e 2012) destacamos também:

  • Realizador e argumentista dos documentários «Vale Utopia» (2014) e «Entre Dois Rios e Outras Noites» (2013). O primeiro, numa encomenda sobre os 10 anos de existência da rede de Teatro Comédias do Minho. O segundo, filme sobre a vida e obra da poeta Ana Luísa Amaral.
  • Guionista, produtor e copywriter de um conjunto de trabalhos de Publicidade.
  • Cronista do jornal digital Porto 24.
  • Locução a dezenas de encomendas e centenas de peças de reportagem vídeo, onde assina sempre os textos, destacando também a voz de cinema documental.
  • Textos para catálogos, reportagens para todos os meios como freelancer. Pela periodicidade, algum destaque para o portal Educare.pt, da Porto Editora, ou para o site Rua de Baixo.
  • Faz regularmente sinopses e críticas específicas para eventos e artistas de arte contemporânea e escreve textos sobre as obras de fotógrafos ou outros colectivos de criação artística, a convite dos próprios, para que possam figurar em trabalhos a apresentar em exposições futuras. Recentemente escreveu para Estelle Valente ou Paulo Pimenta (ambos premiados nacional e internacionalmente).
  • Assessoria de imprensa entre 2006 e 2009 na Federação Nacional da Educação (FNE), fazendo a ponte entre a política e a informação aos jornalistas – nomeadamente no que toca a uma série de negociações fundamentais com o ministério liderado por Maria de Lurdes Rodrigues.
  • Escreveu a peça de Teatro «Os Condenados» para a revista Águas Furtadas. Em 2015 desenvolveu monólogos sobre a condição feminina. Monólogos trabalhados em palco e em oficinas com colectivo de actrizes em São Paulo. Serão estreados em Portugal em 2017.
  • Pseudónimo… Cash para cantor e co-criador em projectos musicais de onde se destaca a digressão de «Só», tributo ao álbum de Jorge Palma com o mesmo nome, apenas interpretado em saxofone e voz. Intérprete de canções em peças de teatro, compositor de músicas e letras, não excluindo público infantil. Prova disso são as composições para CD «Azul a Sonhar», Banda Sonora da Exposição Comunicação & Comunicações, do Museu dos Transportes, onde foi animador cultural e monitor do Serviço Educativo. Mais tarde executa as mesmas funções no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
  • Dinamizador das Oficinas de Escrita TKNT, onde partilha o seu conhecimento sempre de um modo diferenciado, proporcionando as melhores experiências a quem as frequenta (acompanhem aqui).

Serão sete horas de partilha de conhecimento e experiências, num evento único na região.

É Imperdível! Inscrições para geral@lagodeideias.com.

Mais informações aqui.

Oficina de Escrita TKNT

Depois do Porto e Santa Maria da Feira, Mortágua será a próxima paragem. O Lago de Ideias associa-se à TKNT para vos trazer uma Oficina diferente.

Para quem quer tirar da alma para pôr em palavras ou para profissionais que necessitem de melhorar as suas competências escritas, esta é a actividade certa.

Para mais informações, consulte a página dos Próximos Eventos → Oficina de Escrita Criativa

Acompanhe todas as actualizações deste Workshop, seguindo o Lago de Ideias na nossa página de Facebook.

Faça aqui a sua pré-inscrição e garanta já o seu lugar.

EM JULHO

Workshop de Auto-Maquilhagem – Iniciação

Nos dias de hoje, uma imagem cuidada faz parte do caminho para o sucesso.

Como acreditamos que todos tem o direito de estar no seu melhor, estamos a organizar o Workshop de Auto-Maquilhagem adequado para si, onde irá aprender passo-a-passo os princípios básicos da Maquilhagem.  Para que tire partido de toda a nossa informação e aprenda todas as dicas de maquilhagem, esta oficina terá um máximo de 10 participantes, pois assim a nossa formadora poderá dispensar toda a atenção a cada pessoa.

Venha participar num workshop onde se irão aprender as principais técnicas da maquilhagem do dia-a-dia, para realçar ainda mais a sua beleza natural.

Para mais informações, consulte a página dos Próximos Eventos → Workshop de Auto-Maquilhagem

Acompanhe todas as actualizações deste Workshop, seguindo o Lago de Ideias na nossa página de Facebook.

Faça aqui a sua pré-inscrição e garanta já o seu lugar.

Para mais informações, contacte-nos